Home » Artigos » Uma entrega à leitura

Uma entrega à leitura

“Não dá pra crescer na graça sem se entregar à leitura.”

Essa foi uma das primeiras frases que li em um livro absolutamente fantástico. Um livro que pode-se chamar de livro espiritual. Posso dizer aqui o quão importante é a leitura e não apenas no cunho psicológico, mas também no físico. O hábito de ler melhora várias coisas em nós, como estímulo ao cérebro, redução do estresse, enriquecimento do vocabulário e cultura, fortalecimento da memória, foco e concentração, etc.

Primeiro fato. Ler é bom. Sempre aconselho e incentivo a leitura, e quanto mais cedo se começa a ler, mais fácil fica adquirir o hábito e a paixão pela leitura. Mas nunca é tarde para procurar esse hábito, um pouco de esforço e todos conseguimos ser amantes da leitura.

Segundo fato. Ler é bom, mas nem tudo. Há quem diga que de tudo se tira alguma coisa boa. É verdade. Mas sinceramente, você vai ler um livro ruim de 200 páginas pra retirar apenas uma frase boa? Acredito que isso seja uma tremenda perda de tempo e empobrecimento de espírito. A leitura tem poder, tanto para o bem quanto para o mal. Se bem escrito, o texto pode nos influenciar fortemente, isso quer dizer que se for um conteúdo ruim, você pode ser levado a concordar ou até a viver coisas ruins.

Pensando nisso, lembramos: ótimo, então vou ler livros espirituais, escritos por bons teólogos e bons cristãos! Essa é uma ótima decisão, não quer dizer que você não possa ler outros bons tipos de livros, porém essa é uma categoria segura. E não há dúvidas de que você sairá enriquecido de todas as formas. Muitas dessas leituras podem te levar a uma compreensão melhor de você, do mundo e do seu relacionamento com Deus e, por isso, têm um papel fundamental.

Okay. Tudo bem até aqui! Mas lembra da frase que citei no começo? Pois é, mais pra frente, no mesmo livro, leio algo assim: Nada adiante mergulhar em livros espirituais, se não mergulho na própria Bíblia. Chegamos no cerne da questão! O nosso incrível livro, que nos foi deixado de presente pelo próprio Deus, a Bíblia, precisa ser o primeiro lugar onde devemos mergulhar. Nem preciso dizer como essa passagem do livro foi um grande tapa na minha cara. Porque ao invés de mergulhar em ambas as leituras, eu estava me dedicando muito mais aos outros livros do que à Bíblia.

Agora, deixa eu te contar a boa notícia: Quando paramos e percebemos nosso erro, é sinal de que o Espírito mexe com a gente, é sinal de que Ele fala à nossa consciência, é um sinal de que podemos e devemos mudar! Nunca é tarde pra reavaliar nossas ações e nossas escolhas!

 fonte: Guiame, Mariana Mendes

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *